Animais na praia não pode!


Em São Sebastião - SP, pela lei 848/92, é proibido abandonar, soltar ou fazer-se acompanhar de animais nas praias. ... A presença de animais domésticos na areia, principalmente cachorros, pode render multa de até R$ 600,00 por animal, além do recolhimento do animal.


É irresistível a cena de um cachorro todo alegre correndo pela areia da praia, mas saiba que, infelizmente, a combinação de areia, água do mar, sol e calor pode não ser tão favorável para o seu pet.

Confira 6 motivos para pensar bem antes levar o cachorro para a praia:

Alergias e lesões

Areia pode ter microrganismos que podem causar infecções ou alergias no cão, que se coçará todo. Também é comum surgir lesões na pele simplesmente pela combinação de areia e água salgada;

Inflamação nos ouvidos

A umidade favorece o crescimento de bactérias e fungos que causam inflamações nos ouvidos (otite). Os cães de orelhas caídas (pendulares) podem ser os que mais sofrem por esse problema;

Conjuntivite

Já nos olhos, o principal incômodo é a conjuntivite, que surge pelo combo de areia, raios solares e umidade. Além disso, a areia, se levada pelo vento, pode machucar os olhos dos cães;

Queimaduras

O sol forte pode provocar queimaduras nas patas, focinho, pontas das orelhas em cães de coloração clara ou pelame ralo;

Verminoses

Devido à convivência com outros animais, que podem não estar vermifugados, é comum que as verminoses se disseminem com mais facilidade nas praias (e o contágio também pode chegar aos humanos!). Além disso, o calor intenso favorece a proliferação de pulgas e carrapatos;

Água do mar

O cão pode vomitar se ingerir a água salgada do mar.

Por que os pets são proibidos na maioria das praias?

Primeiro porque é a Lei Municipal que determina se a praia pode ou não receber pets.

O assunto gera discussão entre as pessoas, umas são contrárias à presença de animais, enquanto outras não veem problemas em dividir o espaço de lazer com os pets. O fato é que quem tem um bichano em casa pelo menos uma vez já cogitou levá-lo para um passeio à beira-mar.

Um dos principais motivos de preocupação com a presença de cães e gatos na praia é porque as fezes dos bichinhos podem conter algum tipo de verme que transmite doenças para os humanos. Por isso, tão importante quanto falar em liberação de pets nas praias é ressaltar a importância da conscientização dos pais sobre os cuidados com higiene dos bichanos em locais públicos.

Os motivos para a proibição de levar cachorro na praia vão desde questões ambientais até o conforto dos demais banhistas. Em ambos os sentidos, a principal preocupação é com as fezes do pet. Elas podem conter larvas de Migrans cutânea, popularmente conhecida como bicho-geográfico.

Uma vez em contato com a pele humana, ela causa dermatite pruriginosa. Além disso, a decomposição de fezes não recolhidas também pode atrair insetos, como as moscas, e degradar o ambiente.

RESPEITE AS LEIS !

#Animais de estimação
#animais na praia de Sebastião
#praias pet friendly